quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

EMPRESAS QUE ADERIRAM O MARKETING VERDE

NATURA

Uma das empresas brasileiras que mais se destaca como exemplo de utilização do marketing verde no Brasil, é a empresa NATURA. A empresa de cosméticos é uma das cinco citadas como pioneiras do marketing verde no mundo. A NATURA se destacou com a linha de produtos denominada EKOS, nome sugestivo para o produto em termos de ecologia. A empresa buscou comprar matérias primas vegetais, extraídas sem prejudicar o meio ambiente. Como informado na página na Internet da empresa, as fórmulas são totalmente biodegradáveis, decompondo-se em até 28 dias.
O “Mercado Verde” trabalha com tendências atuais e futuras, com novos hábitos de consumidores, novos produtos e novos mercados, mas também com o reposicionamento de produtos/serviços antigos. Isso porque, iniciativas como a da NATURA mostram que a empresa poderá atender ao consumidor “consciente/acomodado” - que tem o conhecimento da necessidade de preservar, mas não quer mudar os hábitos e acredita que ao comprar produtos ecológicos já se isenta de sua parcela de culpa, e ao consumidor “ecologicamente correto” - que luta contra velhos padrões e costumes. A embalagem prevê a utilização de papel e resinas plásticas recicláveis. Outro aspecto que vale ressaltar é que a empresa aderiu a um programa de certificação de ativos, intensificando o “efeito cascata” com a busca pela certificação ambiental de fornecedores, o que garante um manejo florestal sustentável. Para isso, a NATURA investiu nada menos que R$ 11 milhões em Marketing Verde, pelo que parece tendo um resultado melhor que esperado. Afinal, de acordo com a campanha da empresa, o consumidor deixa de comprar apenas um sabonete ou creme hidratante e passa a adquirir um produto mais natural, com características próprias brasileiras e que contribui de forma decisiva para a preservação da nossa fauna ou flora. Assim, a natura agrega valores ao produto, diferenciando-o do mercado, ou seja, o consumidor não compra somente um produto e sim a sensação de que está sendo ecologicamente correto e contribuindo para o futuro das próximas gerações.



PÃO DE AÇÚCAR

Outro exemplo relevante sobre empresas que buscam adotar o marketing verde no Brasil, é a empresa de supermercados Pão de açúcar. A rede de hipermercados, implantou em sua rede o projeto Caras do Brasil, iniciativa do próprio Pão de Açúcar que consiste em colocar produtos de pequenos agricultores à disposição dos consumidores. O projeto é citado como uma das dez iniciativas de grandes empresas, que, segundo estudos, ainda não utilizam o marketing verde em larga escala, mas já flertam com a proposta.A empresa patrocina diversas atividades esportivas e realiza ações sociais e projetos de sustentabilidade, contribuindo não só para um mundo melhor mas também para o fortalecimento da marca e valorização da sua imagem.

É importante ressaltar ainda que ao utilizar o chamado marketing verde - estratégia publicitária que visa chamar a atenção de consumidores que levam em conta causas ambientais e sociais - as empresas gastam menos por trabalhar próximo a organizações da sociedade civil, ser o foco de atenção crescente da mídia e ainda por atrair o apoio voluntário de formadores de opinião.


O Grupo Pão de Açúcar utiliza técnicas de marketing que contribuem para que a empresa tenha uma das marcas mais valiosas do país bem como tenha elevado número de consumidores satisfeitos. O comportamento do consumidor é extensivamente utilizado pela empresa, descobrindo-se assim a melhor forma de atendê-los e consequentemente, satisfazê-los.


FONTES: 
www.natura.com.br
www.pnud.org.br

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